sábado, 12 de novembro de 2016

A maior Super Lua dos últimos 70 anos, será vista no dia 14 de novembro de 2016


        Nesta segunda-feira, dia 14/11 poderá ser visto do Brasil a olho nu a Superlua, um acontecimento relativamente comum podendo acontecer até seis vezes por ano, porém é extremamente raro coincidir com a lua cheia. A última Superlua observada no Brasil  foi em 1948, há 68 anos atrás. 
         Neste dia o satélite terrestre atingirá a menor distância da terra em quase 70 anos, 356 mil quilômetros. A distância normal entre a lua e a terra é de 384 mil quilômetros. A diferença entre as posições lunares daria para viajar da região Sul do Brasil até a região Nordeste quase 12 vezes, fazendo deste acontecimento uma "Superlua gigante".
         Isto acontece quando a Lua atinge o seu perigeu, que é o ponto mais próximo em relação Lua/Terra. A Nasa afirma que ela deve ficar 30% mais brilhante e chegar a um tamanho 15% superior do que uma lua cheia no ápice da sua órbita.
                           


         Este fenômeno com esta magnitude só poderá ser observado novamente em 25 de novembro de 2034.
      Segundo o site Uol Notícias, em nosso país, o ápice da Superlua acontecerá as 11 horas e 52 minutos a.m do horário de Brasília o que dificulta a visibilidade, dia 14 de Novembro. Aconselha-se que observem o fenômeno longe de áreas urbanas, longe de iluminações artificiais, em montanhas ou praias, e que melhor lugar para ver tamanha beleza do que em alguma das praias de Porto Seguro? A noite será mais iluminada, por consequência da maior reflexão de luz solar pelo astro.



Venha pra Porto Seguro contemplar a Superlua e hospede-se em um dos hotéis da Rede Soberano!
















Nenhum comentário:

Postar um comentário