sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Você sabia? Tomar banhos de sol ajuda a combater doenças!

    

                   Estudos tem comprovado a importância da vitamina D no combate e na prevenção de doenças como psoríase, depressão, asma, vitiligo e até a osteoporose. E o motivo dos raios solares serem um grande aliado da saúde, é a relação entre esta substância e como o corpo reage após um banho de sol. Isto porque os raios UVB estimulam a produção natural desta vitamina no corpo humano que por sua vez, favorece a absorção de cálcio e o fortalecimento dos ossos e do sistema imunológico, enquanto a radiação infra vermelha (IV) estimula o fluxo sanguíneo na superfície do corpo. Este tratamento é chamado de Hélioterapia.

 Porém, segundo o Dr. Marcos Cesar Floriano, dermatologista do Hospital Nossa Senhora de Lourdes, em São Paulo“A exposição deve ser sempre antes das 10h e por um tempo curto – no máximo 30 minutos, dependendo do tipo de pele. Mais do que isso é um fator de irritação”. 

                   Tomar sol diariamente ajuda no tratamento de todas estas doenças além de melhorar a absorção do cálcio no organismo e reduzir o risco de câncer e diabetes do tipo 2. Veja a seguir como os banhos de sol podem ajudar no tratamento de algumas doenças:

Asma: Pacientes com maior índice de vitamina D no organismo, conseguem controlar melhor a sua respiração. Isto por que a vitamina causa um impacto em uma substância química do corpo humano,  que faz parte de uma parte vital do sistema imunológico que ajuda a combater infecções, chamada de interleucina-17. O corpo humano produz mais vitamina de apos um banho de sol.

Câncer e Esclerose múltipla: A vitamina D tem papel importante na diminuição dos sintomas na esclerose múltipla. Uma pesquisa publicada na revista Câncer Epidemiology Biomarkers and Prevention comprovou que mulheres em fase de menopausa que moravam em cidades ensolaradas tinham 50% menos risco de apresentar  câncer de mama do que as mulheres na mesma faze que moravam em cidades com o clima nublado.

Vitiligo e psoríase: Nas doenças de pele o ultravioleta estimula a produção dos melanócitos, células responsáveis por fabricar pigmentos, que param de funcionar com a doença, o que provoca o aparecimento das manchas brancas.

Osteoporose: Os raios (UV) ajudam na fixação do cálcio nos ossos, só a ingestão de cálcio não é o suficiente para a fixação total, é necessário a vitamina D. Toda a vitamina D armazenada no corpo só é ativada após a exposição aos raios ultra violeta.

Depressão:  Existem depressões que estão diretamente relacionadas a luz solar, moradores de países do extremo norte que no inverno deparam se com noites extremamente longas e dias mais curtos, aumentando a incidência de depressão no inverno Segundo o psiquiatra Márcio Bernec, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo "o corpo tem ritmos que variam ao longo do dia. A luz interfere nesses ritmos, como o sono e a vigília, e a depressão está associada à quebra desses ritmos"


Então galera, depois dessas informações, que tal tomar alguns banhos de sol em Porto Seguro? A Rede Soberano convida você a vir, e desfrutar do nosso paraíso!






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário